Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Projetos de lei da vereadora Vanja Honorina buscam enfatizar a importância do doce para o município
Três projetos de lei de autoria da vereadora Vanja Honorina (UNIÃO) têm como objetivo destacar a importância do Doce de Leite Viçosa, um dos produtos mais tradicionais do município. O primeiro deles, o PL nº 04/2025, propõe declarar o Doce de Leite Viçosa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. O segundo, o PL nº 03/2025, institui o dia 30 de agosto como o Dia do Doce de Leite Viçosa. Já o PL nº 05/2025 visa incluir a Festa do Doce de Leite Viçosa no calendário oficial de eventos e festas da cidade.

A vereadora Vanja Honorina destacou a relevância do Doce de Leite Viçosa para diversos setores do município, como a economia, o turismo e a cultura local. “A produção do Doce de Leite Viçosa impulsiona a economia regional, principalmente a cadeia produtiva láctea, e tem um papel essencial no desenvolvimento do turismo local”, afirmou.

Em um contexto mais amplo, o Doce de Leite Viçosa conquistou o título de melhor doce do Brasil ao vencer por dez vezes o Concurso Nacional de Produtos Lácteos. O doce é produzido pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), que gerencia os projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Vale lembrar que, em janeiro de 2022, o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa foi reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado (Lei Estadual nº 24.033/2022). Já em maio de 2023, Viçosa recebeu o título de Capital Estadual do Doce de Leite (Lei Estadual nº 24.218/2023), reafirmando a importância do produto para a cidade.

Sobre a Festa do Doce de Leite, a vereadora Vanja ressaltou que o evento tem como objetivo promover a cultura, o turismo, a gastronomia e o lazer, além de proporcionar entretenimento para a população e visitantes. “A festa poderá contar com a participação de diversos artistas e será uma oportunidade para valorizar a cultura local, regional, nacional e até estadual, atraindo mais turistas para o nosso município”, explicou. Se os projetos forem aprovados, a festa acontecerá no último sábado de agosto de cada ano.

Os projetos receberam pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. Com isso, a expectativa é de que os PLs sejam lidos na próxima reunião ordinária da Câmara Municipal.

Assesoria de Comunicação

Comentários