Um de Viçosa, foi vítima de um golpe de estelionato ao tentar fechar um evento infantil para o aniversário da filha. O crime aconteceu no dia 2 de abril, por volta das 11h, e resultou em um prejuízo de R$ 1.827,98.
Segundo a vítima acreditava estar negociando com um amigo, profissional conhecido na área de eventos. No dia anterior, o verdadeiro prestador havia enviado dois orçamentos. No entanto, o WhatsApp dele foi clonado após supostamente clicar em um link relacionado ao Mercado Livre.
No dia seguinte, o golpista entrou em contato com a vítima, utilizando o número do amigo, e confirmou o fechamento da festa. Alegando estar com problemas no Pix, solicitou que o pagamento fosse feito para uma outra conta, no valor total do serviço. A vítima, acreditando que falava com o verdadeiro amigo, realizou a transferência.
Após perceber que se tratava de um golpe, o morador procurou a agência da Caixa Econômica Federal e foi orientado sobre o procedimento de bloqueio da conta destinatária, por meio do mecanismo de emergência criado pelo Banco Central (MED).
No entanto, pouco tempo depois, ele recebeu uma nova ligação de um número com DDD 11. Do outro lado da linha, uma pessoa afirmava ser funcionária da Caixa e dizia que o valor já havia sido recuperado. A pessoa pediu que a vítima compartilhasse a tela do celular e acessasse o extrato bancário para confirmar o estorno. Desconfiado, o morador optou por desligar e acessar o aplicativo por outro dispositivo, onde constatou que não havia nenhuma devolução. Foi, então, que percebeu se tratar de mais uma tentativa de golpe.
O caso foi registrado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Viçosa.