Atuação rápida em ocorrências de desabamento e queda de árvore marca início do ano
Nestes primeiros dias de ano, a Defesa Civil de Viçosa foi acionada para atender duas ocorrências importantes que envolveram riscos estruturais e ambientais.
No sítio São Francisco, na comunidade de Posses, o teto de uma residência desmoronou entre os dias 1º e 2 de janeiro. No momento do incidente, um casal, de 23 e 17 anos, e um bebê de apenas 9 meses estavam no local. Felizmente, ninguém ficou ferido. No entanto, a estrutura da casa já estava comprometida antes do desabamento, o que contribuiu para o arruinamento total do telhado e danos às paredes.
O secretário de Obras, Romeu da Paixão, explicou que “devido à sobrecarga das chuvas sobre o telhado, a estrutura já estava seriamente comprometida, resultando no colapso total do telhado. Além disso, as paredes também sofreram danos, algumas chegando a desabar. Neste momento, a residência está imprópria para uso e, a princípio, não há condições de reaproveitamento ou reconstrução.”
A Defesa Civil interditou o imóvel para evitar novos riscos, e a Secretaria de Assistência Social já esteve no local para prestar apoio à família. Segundo a secretária Marise Alves, “a família já se encontra abrigada na casa de familiares, mas por ser uma situação de vulnerabilidade social, estamos solicitando todo o apoio que a Secretaria possa fornecer, para que a família volte a normalidade”.
Já no sábado (04), uma árvore caiu sobre a rede elétrica na Rua Geraldo Frontini, no bairro Nova Era, provocando a interdição da área. A Defesa Civil atuou prontamente, isolando o local para evitar acidentes até a chegada da equipe da Cemig, que realizou os reparos necessários para a liberação da via. A Defesa Civil de Viçosa vem trabalhando ativamente no monitoramento de situações de risco e no atendimento às demandas registradas no município.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Viçosa