Na data de 15/07/2023, por volta das 20h03min, duas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, compostas por 04 (quatro) militares, iniciaram o deslocamento para a Rua Francisco de Souza Fortes, nº 720, no bairro Cidade Nova, em Viçosa, para capturar dois cães da raça Pit Bull que haviam atacado diversas aves em uma residência.
De acordo com os Corpo de Bombeiros, os cães invadiram o quintal da propriedade e mataram 19 patos e 7 galinhas pertencentes ao morador. Ao chegar no local, os bombeiros foram informados sobre os animais mortos pelo solicitante.
Diante do risco de novos ataques, os cães Pit Bull foram capturados pelos bombeiros. No entanto, devido à ausência de um órgão municipal responsável na localidade, não foi possível dar um destino adequado aos animais de imediato.
É importante ressaltar que atualmente não existe um órgão ou canil municipal em Viçosa, para abrigar os animais capturados. Além disso, o proprietário dos cães não foi encontrado no local.
A ausência de um órgão municipal responsável dificulta a tomada de medidas necessárias para evitar incidentes como esse no futuro e proteger tanto os animais quanto a comunidade local.