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Entre os dias 23 e 25 de maio ocorreu o Seminário Internacional “Educação Emancipadora na Atualidade: Novas Perspectivas na América Latina e Sul da Europa” organizado pela Red latinoamericana para el cambio social y el aprendizaje emancipatorio e realizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa e pelo Departamento de Ciencias Sociales, Políticas y Cognitivas de la Università di Siena da Itália. O evento teve apoio da FUNARBE e contou com 425 inscritos de vários países, sendo transmitido pelo canal do YouTube @educacaomaterialista da Cátedra Paulo Freire da UFV.

O Seminário trouxe diversos especialistas brasileiros, argentinos, equatorianos, colombianos, italianos e portugueses que debateram em quatro mesas o pensamento crítico na educação, a questão da territorialidade, o ensino de ciências, processos participativos e democracia nos países latino-americanos e no sul da Europa em um contexto global de reformas educacionais, de cortes orçamentários e da proliferação do discurso político anticientífico nas redes sociais.

Na mesa de encerramento, o chefe do Departamento de Educação da UFV, Arthur Meucci, o coordenador brasileiro do evento, Cezar Luiz De Mari, o coordenador italiano do evento, Carlo Orefice, e o representante da Red Latinoamericana, Edgard Leite de Oliveira, apresentaram aos participantes o documento “Carta de Viçosa” contendo as principais manifestações das universidades articuladas na rede que surgiram durante os debates do Seminário Internacional. Os professores Valter Machado da Fonseca do NUPEADE e Bethânia Medeiros Geremias do Grupo Tecidos também contribuíram com a redação do documento.

A versão final da carta, escrita em português, italiano e espanhol, será enviada para todas as universidades participantes da Red Latinoamericana como primeira manifestação científico-política no intuito de reafirmar a importância do pensamento crítico diante dos retrocessos que a educação pública tem sofrido no atual contexto global.

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