Na manhã desta quinta-feira (3), uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) resultou na prisão de um jovem de 18 anos e na apreensão de um adolescente, ambos localizados na zona rural de Viçosa, na região conhecida como Pau de Cedro.
Os dois são investigados por participação em um ataque ocorrido em março de 2024, durante uma operação da Polícia Militar na comunidade Bateau Mouche, no bairro Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, criminosos lançaram granadas contra uma equipe de policiais militares. A ação foi registrada por uma câmera corporal acoplada ao uniforme de um dos PMs.
As imagens mostram o momento exato em que o explosivo é arremessado e explode no meio de quatro policiais. Um deles chega a cair devido ao impacto, sendo amparado pelos colegas. Apesar da gravidade da situação, nenhum policial ficou ferido. Os suspeitos conseguiram fugir na ocasião.
Com base nas investigações conduzidas pela PCERJ, foram expedidos mandados de prisão preventiva e de apreensão, que foram cumpridos com o apoio da equipe da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Viçosa. Após a localização dos foragidos, ambos foram levados ao Rio de Janeiro para a continuidade das investigações e os procedimentos legais cabíveis.
Segundo o delegado responsável pela operação em Minas Gerais, a cooperação entre as instituições reforça o combate à criminalidade e mostra a eficácia do trabalho integrado entre os estados.
A operação também reforça o compromisso das forças de segurança com a atuação contra crimes graves, mesmo quando os autores tentam se esconder em outros estados.