A Polícia Militar de Viçosa fazia patrulhamento pelo campus da Universidade Federal de Viçosa na última terça-feira, 26/04, quando recebeu o chamado de uma equipe de vigilantes sobre um furto de uma bicicleta.
Os vigilantes disseram aos policiais que estavam com um dos suspeitos detido na casa de vigilância na espera dos policiais.
Aos militares foi relatado que, enquanto realizavam serviço de ronda com automóvel, receberam um chamado da central de vigilância, que monitorava o campus pelas câmeras de vigilância, afirmando que dois homens furtaram uma bicicleta entre o alojamento feminino e o Departamento de Engenharia Florestal. Segundo os vigilantes os homens estavam em atitude suspeita, andando pelo campus da UFV por volta de 23h45 quando começaram a torcer um cadeado que trancava uma bicicleta e após conseguir romper o mesmo, fugiram sentido quatro pilastras.
Foi então que o vigilante que se encontrava no carro começou a rastrear os suspeitos e ao passar próximo ao alojamento feminino, avistou os dois suspeitos empurrando a bicicleta. Assim que avistaram os vigilantes eles tentaram correr, tendo um subido na bicicleta e outro fugido a pé para dentro de um dos estacionamentos. O homem que fugiu na bicicleta não conseguiu escapar, tendo arremessado a mesma ao chão e fugido a pé para dentro de um dos estacionamentos. Como o vigilante estava no carro não conseguiu seguir na perseguição dos autores do furto.
Após ter parado a perseguição, o vigilante comunicou via rádio para as demais equipes e deu a volta com a viatura para tentar localizar os autores do furto. Um vigilante que estava de guarda no posto das quatro pilastras foi de encontro ao possível local onde ocorreu a fuga, tendo visualizado um homem, F.F. C de 19 anos, com as características descritas pelos demais vigilantes andando em ‘’passos largos’’ em uma calçada próxima ao herbário, momento em que ele deu ordem de para e conteve F.F.C.
Frente à situação, os vigilantes conduziram o rapaz para a central, o outro autor do furto não foi localizado. Os policiais tiveram acesso ao sistema de câmeras de vigilância da UFV, onde puderam comprovar que realmente o homem que acabaram de pegar se tratava de um dos autores do furto.
A bicicleta furtada não pertence ao patrimônio da UFV, possivelmente é de algum aluno que ali deixou, não sendo possível a localização do proprietário devido ao horário do acontecimento.
Ao ser questionado sobre o furto, F.F.C. disse não ser autor do crime e não sabe o porquê dos vigilantes o abordar. Segundo ele, estava caminhando por volta de 23h45 na UFV porque estava pescando.
A bicicleta se encontra com a roda danificada e o cadeado arrombado foi recolhido. Os vigilantes disseram que não avistaram mais ninguém no campus no horário do furto.