Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Parceria com a prefeitura objetiva facilitar acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O MOVA – Movimento Viçosa Acessível, é um projeto coordenado pela professora Maria Cláudia Sousa Alvarenga, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, que tem como objetivo apresentar propostas de rotas acessíveis em Viçosa que serão projetadas considerando as necessidades e demandas das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a fim de proporcionar melhor acessibilidade em seus deslocamentos.

Para isso, a ideia é capacitar profissionais da construção civil promovendo a eles o conhecimento sobre as diretrizes e práticas de acessibilidade na concepção e execução de projetos urbanísticos para o fundamental desempenho na criação de ambientes acessíveis.

Por meio do processo, os idealizadores do projeto querem identificar locais onde há barreiras que dificultam ou impedem o acesso de pessoas com deficiência ou aquelas que possuem mobilidade reduzida, vinculando o projeto ao Plano de Mobilidade Urbana do Município de Viçosa (Lei Municipal 2.823 de 2020).

O MOVA chama a atenção para o pleno cumprimento da NBR 9050, norma reguladora criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece diretrizes de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

De acordo com a professora Maria Cláudia, aplicar o projeto de forma efetiva contribuirá para trazer qualidade de vida para todos, além de auxiliar no cumprimento de diversas legislações vigentes e de fomentar nas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida o interesse e engajamento na luta pelos seus direitos.

Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, Layra Santos, a Prefeitura de Viçosa, há dois anos, através da Secretaria Municipal de Fazenda, vem desenvolvendo ações voltadas para a promoção de uma melhor acessibilidade nas vias urbanas. Agora, esse programa desenvolvido em parceria com a UFV vem complementar essa iniciativa, no sentido de cumprir a meta do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa.

Comentários