Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes formalizaram, junto à comunidade universitária, o início de um novo ciclo à frente da UFV. Depois da cerimônia realizada pelo Ministério da Educação, no dia 1º de junho, Demetrius e Rejane estiveram com servidores, estudantes e colaboradores da Universidade nesta quarta-feira (7), celebrando e reafirmando seus compromissos com a instituição e com a sociedade. A sessão solene, acompanhada pelo público presencialmente e pela transmissão ao vivo, foi marcada pela tradicional assinatura dos termos de posse e uso das vestes talares.

Demetrius e Rejane foram escolhidos pela ampla maioria da comunidade universitária, em consulta pública realizada em novembro de 2022, e ficarão na reitoria por mais um período de quatro anos.

A sessão solene aconteceu no Espaço Fernando Sabino do campus Viçosa

Tanto o reitor quanto a vice-reitora iniciaram seus discursos destacando a gratidão pelo apoio obtido e trabalho realizado conjuntamente com a comunidade universitária nos últimos quatro anos. “Certamente foram os anos mais complexos da história recente das instituições federais de ensino superior”, disse Demetrius, lembrando principalmente da pandemia de covid-19, que impactou a vida de todos e modificou o planejamento institucional completamente. Em diversos momentos, como ressaltaram nos discursos, a UFV agiu e deu o exemplo de compromisso com a educação, a ciência e com a sociedade.

Nos próximos quatro anos de gestão, de acordo com o reitor, o foco será a sustentabilidade da Universidade enquanto instituição pública: “a preservação do que ela tem de melhor, o aperfeiçoamento contínuo das suas práticas, o respeito aos múltiplos e legítimos interesses alimentados pela comunidade universitária e em toda a pluralidade que a caracteriza como uma Universidade multicampi”. O novo ciclo à frente da UFV inicia, por exemplo, com o lançamento do programa que prevê a disponibilização de R$ 3 milhões de recursos próprios para apoio à modernização e manutenção de laboratórios didáticos.

Segundo Demetrius e Rejane, a UFV é “uma obra sempre inacabada” e o caminho pela frente é cheio de desafios. “Juntos, poderemos criar um futuro ainda mais brilhante para nossa Universidade”, a vice-reitora afirmou. E, antes de agradecer aos familiares e amigos, Demetrius salientou que terá a honra de comemorar o centenário da instituição: “muito mais do que uma data festiva, será o momento de repensar e de projetar a nossa UFV para os próximos cem anos. Projetar a UFV para o futuro”.

Trajetórias

O reitor Demetrius David da Silva concluiu a graduação em Agronomia (1987) e o mestrado (1990) e o doutorado (1994) em Engenharia Agrícola na UFV. Seu pós-doutorado, de 2015 a 2016, foi realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Demetrius tornou-se professor na UFV em 1996 e, desde então, participou de diversas atividades administrativas: além de vice-reitor, de 2011 a 2015, foi presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e chefe do Departamento de Engenharia Agrícola por duas vezes. Ainda foi diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) por duas gestões e atualmente também é vice-presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) e vice-presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes).

A vice-reitora Rejane Nascentes também concluiu a graduação (2001), o mestrado (2003) e o doutorado (2006) na UFV, na área da Engenharia Civil – sua tese foi a primeira defendida no Departamento de Engenharia Civil –, e realizou seu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 2006 a 2007. Tornou-se professora do campus UFV-Rio Paranaíba em 2009, onde foi diretora-geral – de 2017 a 2019 –, além de chefe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Na mesa da sessão solene estiveram: o pró-reitor de Gestão de Pessoas e decano do Conselho Universitário, Luiz Antônio Abrantes, que presidiu parte da cerimônia; o secretário de Órgãos Colegiados, Marcos Furtado; o diretor-geral do campus UFV-Florestal, Antônio Calil; diretor-geral do campus UFV-Rio Paranaíba, Renato Ruas; o ex-reitor da UFV Carlos Sediyama; o prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso; o prefeito de Florestal, Wagner dos Santos Júnior; o prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes da Silva; o vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Daniel Cabral; o deputado federal Rodrigo de Castro; o deputado estadual, Roberto Andrade; o juiz federal Rafael Torres; e o promotor de justiça estadual Luís Cláudio Magalhães.

A tribuna de honra contou com a presença de pró-reitores, diretores, chefes, integrantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e membros de entidades representativas da UFV, além de outros representantes da sociedade.

Todas as fotografias do evento estão disponíveis no link photos.app.goo.gl/TUytTerXLctSiRur7.

Posse da administração superior

A posse dos demais integrantes da administração superior, que estarão à frente da gestão da Universidade, junto aos professores Demetrius e Rejane, será nesta segunda-feira (12), às 9h, também no Espaço Fernando Sabino do campus Viçosa.

Fotos: Daniel Sotto Maior
Divulgação Institucional

Comentários