Recurso foi utilizado na aquisição de prensas, empilhadeiras e outros itens de uso da reciclagem
A Prefeitura de Viçosa finalizou a compra de mais de R$120 mil em equipamentos para doação à ACAT (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa) e ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa).
Nesta segunda-feira, 02 de outubro, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso e os secretários municipais Luan Campos (Administração e Planejamento Estratégico) e Reinaldo Leite (Governo), receberam os representantes das duas entidades para assinatura da ordem de fornecimento dos equipamentos. Na reunião, esteve presente também o assessor do deputado federal Padre João e do deputado estadual Leleco Pimentel, William Apoleano, já que boa parte do recurso é fruto de emenda dos mandatos dos dois parlamentares.
Ao todo, foram adquiridas três prensas, uma balança eletrônica, um transpalet e uma empilhadeira. Desde o ano passado, a ACAT e a ACAMARE vêm sofrendo com a escassez de equipamentos para ampliação da reciclagem no município. Ambas são parceiras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e realizam a coleta de recicláveis todas as quartas-feiras, por meio de convênio celebrado com a autarquia. Com as melhorias, espera-se ainda mais benefícios aos catadores e consequentemente a toda população. “É importante ajudar quem tanto faz por Viçosa. Agradeço aos deputados pelo recurso e a todos os envolvidos do executivo pelo empenho na causa”, afirmou o prefeito Raimundo Nonato Cardoso.
Para o secretário de administração, além da utilidade pública é importante frisar a participação de todos na escolha dos itens e em todas as etapas do processo de aquisição. “É muito bom quando conseguimos melhorias por várias mãos. Desde o início, o executivo sentou-se ao lado dos catadores para discutir quais itens seriam adquiridos e para qual entidade iria. Quando todos caminham no mesmo sentido, os benefícios chegam mais rápido e com mais qualidade”, afirmou.
Todos os equipamentos têm, por contrato, até 30 dias para serem entregues à ACAT e à ACAMARE pelas empresas vencedoras da licitação. O município estuda ainda outras parcerias para aproveitamento de itens e bens considerados inservíveis ou ociosos do inventário municipal.
Além dos já citados também prestigiaram a reunião, as vereadoras Jamille Gomes e Marly Coelho; a professora Nádia Dutra (coordenadora do Projeto Interação); as representantes das duas associações, Eni e Érica.
PMV