A Prefeitura de Viçosa, por meio das Secretarias de Fazenda e de Saúde, promoveu na última terça-feira, 2, uma fiscalização nos taxis da cidade e nos veículos solicitados via aplicativos. O objetivo foi vistoriar cada automóvel quanto ao cumprimento do protocolo sanitário, estabelecido pelo Decreto nº 5.450/2020. Participaram da ação os agentes do Departamento de Fiscalização, técnicos da Vigilância Sanitária e a equipe de apoio.
A iniciativa foi em decorrência do aumento do número de casos da Covid-19 no município. Cada motorista foi orientado a seguir as normatizações técnica e sanitária estabelecidas pelo documento como, por exemplo, a obrigatoriedade da desinfecção de assentos e demais superfícies do carro onde haja contato dos passageiros.
O protocolo estabelecido pelo decreto prevê ainda:
- Limite máximo de dois passageiros por veículo, sempre utilizando somente o banco de trás;
- Uso obrigatório de máscaras para condutor e passageiros;
- Proibição de atendimento a clientes que não estejam utilizando máscara;
- Disponibilização de álcool líquido ou em gel 70% para os passageiros;
- Todos os assentos revestidos com capa impermeável.
Não foram encontradas irregularidades durante a ação e a prefeitura salienta que as denúncias de irregularidades quanto ao descumprimento das normas sanitárias podem ser feitas pelos telefones 3892-8219 (8h às 12h; 14h às 18h) ou 3892-2009 (20 às 6h).