Estão avançadas as obras de montagem do Centro de Referência para Agravos Respiratórios (UAES/Unidade Covid-19). A unidade de cuidados intermediários vai receber pacientes com síndromes gripais leves e moderados, para evitar que pessoas com possíveis casos suspeitos de Covid-19 procurem os hospitais e UBS’s, reduzindo as chances de contaminação.
A Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES) vai ser adaptada para receber o Centro de Referência. Inicialmente, a primeira parte da estrutura vai concentrar 2 consultórios de triagem, instalados na rua José dos Santos, em frente a UAES. A previsão é de que a montagem termine no final da semana. O atendimento ao público será de 07h às 18h, todos os dias. Dentro da UAES serão montados ainda outros consultórios, além de salas de observação e internação. Toda a operação técnica será oferecida por equipes da UFV. A prefeitura vai oferecer os medicamentos e testes rápidos para identificação da doença.
A Unidade Covid-19 é uma parceria entre a prefeitura, a UFV, os planos de saúde que prestam serviço na cidade e municípios da microrregião. De acordo com o secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini, a estrutura está prevista no Plano de Contingência elaborado pelo município. O documento contempla as estratégias adotadas por Viçosa no enfrentamento ao novo coronavírus e ainda prevê a criação de mais 4 unidades de referência para atendimento de pacientes, caso a pandemia avance no município.
O SUS de Viçosa se prepara a cada dia para combater os possíveis casos de Covid-19. Desde o início das ações, a Prefeitura de Viçosa investiu R$1,5 milhão de reais para equipar os hospitais. Iniciativas de empresas, instituições e da UFV também tem colaborado para abastecer as unidades de saúde com EPI’s, insumos hospitalares e materiais de higienização.
Assessoria de comunicação PMV