A Polícia Militar de Minas Gerais cumpre o seu papel institucional de disseminar uma cultura de paz no ambiente escolar através do lançamento dos seguintes serviços:
Patrulha Escolar, Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), aliado a outros serviços preventivos, contidos em seu portfólio.
O policiamento no ambiente escolar possui a missão de realizar ações e operações preventivas no interior e no entorno dos estabelecimentos de ensino, visando a prevenção à criminalidade e a manutenção da ordem pública e da tranquilidade.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) implementou, a partir do dia 10 de abril de 2023, segunda-feira, a “OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO ESCOLAR”.
A Operação tem como objetivo principal proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação.
O lançamento da Operação de Proteção Escolar, por meio das Unidades de Execução Operacional da PMMG, tem por objetivo garantir a segurança no ambiente escolar, atributo essencial para o desenvolvimento educacional e social dos jovens.
A operação conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano.
No campo da estratégia da prevenção serão realizadas inúmeras atividades, tais como: visitas aos educandários no âmbito do estado; atividades de conscientização e orientação; formação de Redes de Proteção Escolar e; fomento à participação no Conselho Comunitário de Segurança Pública Escolar, envolvendo os estudantes, pais ou responsáveis, professores e funcionários das escolas, oportunidade em que serão abordados temas sobre a importância da prevenção da violência e do respeito aos direitos humanos no ambiente escolar.
O 1º esforço será desenvolvido pelos instrutores do PROERD e PROGEA; O 2º esforço será desenvolvido pelas Patrulhas Escolares, O 3º esforço será desenvolvido pelas demais equipes de radiopatrulhamento.
Portanto, esclarecemos que mensagens falsas e indevidas estão circulando nas redes sociais, causando alarme na população.
Vale ressaltar que a Polícia Militar está realizando um trabalho preventivo, visando acalmar a população bem como aumentar ainda mais a segurança nas escolas. Importante frisar que não é recomendável replicar tais mensagens, as quais estão causando insegurança nos ambientes escolares e familiares.
Assessoria de Comunicação Organizacional