Na última terça-feira, 31/05, a Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais deflagrou a operação Saint Nicolas II, com o intuito de combater a exploração sexual infantil na internet.
Foram aproximadamente 80 policiais que cumpriram um mandado de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte, sendo os mandados para as cidades de Belo Horizonte, Sabará, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis e Ipatinga.
A operação Saint Nicolas II teve os seguintes resultados: Na grande Belo Horizonte foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e efetuadas quatro prisões, sendo três em flagrante e uma temporária; em Ipatinga foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos e duas prisões em flagrante; em Uberaba foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma prisão em flagrante; na região de Uberlândia, nas cidades de Paracatu e Patos de Minas, foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos e duas prisões em flagrante efetuadas; em Divinópolis foi um mandado de busca e apreensão cumprido; em Governador Valadares foi um mandado de busca apreensão cumprido e uma prisão em flagrante realizada; em Montes Claros foi um mandado de busca e apreensão cumprido e uma prisão em flagrante efetuada; em Juiz de Fora foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos.
As investigações fizeram uso de ferramentas e técnicas investigativas, permitindo a coleta de dados de pessoas que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo.
A ação reflete a atuação proativa da superintendência e demais delegacias da Polícia Federal no intuito de reprimir o consumo e disseminação de tais arquivos na internet.
Os presos serão encaminhados para a Penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da justiça. Eles responderão pelos crimes que podem somar uma pena de até dez anos de reclusão mais as multas.
Fonte PF