A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a Operação Minas em Segurança, uma iniciativa robusta para reforçar a segurança pública em todo o estado, especialmente na semana que antecede o carnaval 2024. A operação, que começou ontem, 1º de fevereiro, e se estenderá até o dia 8, visa promover um ambiente mais seguro para os cidadãos, reduzindo a criminalidade e a violência por meio de ações preventivas e operações estratégicas.
Nas primeiras 48 horas, a operação já demonstrou resultados significativos com a realização da 2ª fase voltada para o Cumprimento de Mandados de Prisão, resultando na prisão de 126 indivíduos foragidos da justiça. Esta ação enfatiza o compromisso da PMMG em tirar de circulação elementos que representam uma ameaça à ordem pública e à segurança da população.
A Operação Minas em Segurança inclui uma série de atividades programadas para o período, como as Operações “Balneários”, focadas em abordagens a indivíduos, veículos e embarcações suspeitas; “Segurança no Campo”, direcionada ao combate sistemático dos crimes em zonas rurais; e “Rolezinho”, destinada a coibir infrações de trânsito e garantir a segurança viária.
Para garantir a eficácia das operações, a PMMG mobilizou um efetivo abrangente, incluindo policiamento ostensivo geral, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, policiamento de meio ambiente, além de unidades especializadas como as Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Com Cães (ROCCA), e o Comando de Aviação do Estado (Comave).
O reforço na segurança é uma medida preventiva importante para as festividades do carnaval, período em que há um aumento significativo no fluxo de pessoas e atividades em todo o estado. A PMMG está comprometida em garantir que os cidadãos mineiros e os visitantes possam desfrutar das celebrações com tranquilidade e segurança. As ações da Operação Minas em Segurança são um lembrete do papel vital da polícia na manutenção da ordem pública e no bem-estar da comunidade.