Em uma operação policial anti-drogas na Rodovia MGC 265, KM-88, em Ubá, uma mulher foi presa em flagrante no dia 24 de julho de 2023, por tráfico ilícito de drogas. A operação foi realizada pela ROCCA do 21º BPM, que contou com a ajuda do cão farejador “Ogum”.
Durante a operação, um ônibus da Viação Unida, que operava a linha Juiz de Fora/Viçosa, foi abordado. Todos os passageiros foram instruídos a desembarcar com suas bagagens. No decorrer da inspeção, o cão farejador identificou uma bolsa de mão de couro preta como suspeita.
A mulher, que se identificou como proprietária da bolsa, foi orientada a abri-la. Dentro da bolsa, foram encontrados um pote de plástico contendo um tablete de substância semelhante à maconha e um pequeno recipiente de plástico com sementes de uma substância análoga à maconha, popularmente conhecida como “skank”.
A proprietária da bolsa estava acompanhada por um homem, que também foi revistado. Na carteira dele, foram encontrados R$ 553,00 em espécie. Ambos afirmaram que o dinheiro pertencia aos dois.
A suspeita confirmou que as substâncias apreendidas eram de sua propriedade e que eram “maconha” e “skank”. Ela também revelou que havia embarcado em um ônibus na cidade do Rio de Janeiro às 11:00 da mesma data, desembarcou em Juiz de Fora e embarcou no ônibus da Viação Unida às 16:30 com destino à cidade de Viçosa, entretanto ela desembarcaria em Visconde do Rio Branco sua cidade natal.
Diante do exposto, a mulher foi presa em flagrante sob acusação de tráfico ilícito de drogas, crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006. Ela foi orientada sobre seus direitos constitucionais, incluindo o direito de permanecer em silêncio. Após ser levada para atendimento médico no Hospital Santa Isabel de Ubá, foi conduzida à Delegacia de Plantão de Ubá, juntamente com as substâncias apreendidas. De lá, ela foi levada ao presídio de Visconde do Rio Branco onde permanece presa a disposição da justiça.