Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Os moradores do bairro Silvestre, em Viçosa, manifestaram sua insatisfação com a instalação de uma antena de telefonia próxima às residências. Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, na última segunda-feira (18), a questão foi amplamente discutida, com a participação de moradores e vereadores.

Raphael Gustavo dos Santos, vereador eleito pelo PSD e morador do bairro, utilizou a Tribuna Livre para expressar sua preocupação com possíveis impactos à saúde decorrentes da radiação emitida pelas antenas. Citando uma pesquisa da engenheira Adilza Condessa Dode, Raphael alertou que a proximidade de antenas pode estar associada ao aumento de casos de câncer na população. Ele lembrou que, há 20 anos, foi criada uma lei local que exigia uma distância mínima de 200 metros entre as antenas e as residências, mas essa exigência foi revogada em 2018. “Estamos desamparados por Lei. Não somos contra a instalação da antena, mas queremos que ela seja colocada em um local mais afastado das residências”, destacou Raphael.

A questão mobilizou também outros parlamentares. Edenilson Oliveira (PSD) apontou a necessidade de debates cuidadosos e mencionou estudos que minimizam os riscos da radiação emitida por antenas, mas reconheceu que o posicionamento da comunidade deve ser respeitado. “Isso não significa que a população tem que aceitar uma antena encostada na sua parede. Precisamos ter cuidado”, afirmou.

Jamille Gomes (PT) apoiou a mobilização e se comprometeu a participar da Audiência Pública prevista para debater o tema. “Podem contar comigo para reivindicar o que a comunidade realmente quer”, declarou.

O vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso, PRD) reforçou a necessidade de diálogo e destacou que, em Audiências Públicas anteriores, foram apresentados estudos comparando a radiação emitida por antenas com a de aparelhos eletrônicos domésticos. No entanto, ele colocou seu mandato à disposição para auxiliar os moradores.

Os moradores aguardam a realização da Audiência Pública para aprofundar a discussão e buscam apoio dos parlamentares para garantir que a instalação da antena não prejudique a comunidade.

Comentários