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O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou o lançamento da plataforma unificada de atendimento, chamada Una, prevista para o primeiro semestre de 2025. A iniciativa tem como objetivo modernizar e agilizar os serviços prestados aos cidadãos pelas superintendências, gerências e agências regionais de Trabalho e Emprego.

A Una será testada inicialmente em um projeto-piloto no estado do Rio de Janeiro, com início na próxima quarta-feira, 11 de dezembro. Por meio da plataforma, os cidadãos poderão acessar serviços como solicitação de documentos, agendamentos e envio de arquivos digitalizados de forma simples e segura.

Entre os serviços disponíveis estão o agendamento e esclarecimento de dúvidas relacionadas à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ao abono salarial e ao seguro-desemprego. Além disso, a plataforma permitirá consultas sobre a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e registros profissionais.

O sistema será integrado ao Gov.br, garantindo maior controle e autenticidade nos atendimentos, além de possibilitar o acompanhamento ou remarcação de solicitações. A iniciativa busca tornar os processos mais ágeis, seguros e acessíveis, alinhando-se às demandas de modernização tecnológica e à digitalização dos serviços públicos no Brasil.

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