Iniciativa aborda também bons hábitos para conservação do meio ambiente e uso racional da água
Avance duas casas se você avisou autoridades ambientais sobre animais silvestres presos ilegalmente ou volte uma casa se jogou lixo no chão. Esses e outros comandos fazem parte do Jogo de Tabuleiro: caminhada ecológica, lançado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), no Dia dos Animais, celebrado nesta quarta-feira (4/10). O objetivo é promover a conscientização ambiental em crianças acima de 5 anos, por meio da brincadeira.
Disponível para ser baixado no site do IEF, o jogo é lúdico, com desenhos coloridos que valorizam a fauna e a flora silvestre brasileira. Além dos cuidados com animais, a brincadeira aborda também os bons hábitos para a conservação do meio ambiente, como o uso racional da água. As peças, disponíveis para ser baixadas no site do IEF, contêm indicações para recortes e colagens. O dado, por exemplo, foi feito com desenhos de formigas.
Esta é a primeira vez que o IEF lança um jogo de tabuleiro sobre animais silvestres. “É uma maneira de as crianças aprenderem se divertindo”, diz a analista ambiental Gleide Nolasco, da diretoria de Proteção à Fauna. “A educação ambiental tem esse viés lúdico, que nos auxilia na criação de um pensamento crítico entre as crianças, de uma forma que os pequenos possam absorver melhor essas informações. O nosso objetivo nesse jogo é chamar atenção para diversos pontos de proteção da fauna terrestre e aquática, como a pesca ilegal, os cuidados com os animais, passando por incêndios florestais, e hábitos conscientes”, destaca a analista ambiental Janaina Aguiar, da diretoria de Proteção à Fauna do IEF.
A brincadeira é voltada para crianças acima de 5 anos e pode ser jogada com, no máximo, quatro jogadores. “É também uma oportunidade de as escolas poderem trabalhar temas ambientais dentro da sala de aula. Basta baixar o jogo, recordar as peças e começar a jogar”, comenta a analista ambiental Letícia Marçal, da Gerência de Conservação e Restauração da Fauna Silvestre Terrestre do IEF.
Fauna Silvestre
A fauna brasileira é reconhecida como uma das mais ricas e diversificadas do planeta, especialmente no que se refere a animais vertebrados, anfíbios e primatas. O IEF e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) são os responsáveis pelas atividades relativas à gestão da fauna e flora em Minas Gerais.
Dentro da gestão de fauna há vários projetos como o Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), conduzido pelo IEF e Ibama/MG, com o objetivo de dar aos animais silvestres recebidos nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) a chance de retornarem à natureza.
Nos Cetas e Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), gerenciados pelo IEF, são recebidos animais resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores do meio ambiente, bem como recepcionados aqueles que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação. Os animais recebem tratamento e são reabilitados antes da soltura.