Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Em uma decisão comemorada pela comunidade, o Hospital São João Batista (HSJB) em Viçosa retoma os serviços em sua Clínica de Saúde Mental. A instituição confirmou a reabertura da ala em uma nota divulgada na quarta-feira, 26 de julho, voltando a oferecer atendimentos psicológico e psiquiátrico de qualidade à população local e da microrregião.

Reversão do Processo

A suspensão dos incentivos financeiros havia ocorrido em abril, com a anulação de uma portaria do Ministério da Saúde. O motivo alegado na época foi a baixa taxa de ocupação dos leitos de Saúde Mental. A intervenção eficaz do secretário municipal de Saúde, Rainério Fontes, foi crucial para reverter essa situação.

Trabalhando através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, Fontes encaminhou a demanda do Município de Viçosa ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Finalmente, no dia 18 de abril, o Ministério da Saúde redirecionou os recursos necessários para a continuidade dos serviços ao HSJB.

Melhorias e Renovações

Durante o período em que a ala de Saúde Mental esteve desativada (de dezembro de 2022 a 25 de julho de 2023), o hospital aproveitou para fazer reformas. As paredes foram revitalizadas, uma televisão com sinal a cabo foi instalada, e todos os colchões foram recuperados.

A Prefeitura de Viçosa contribui com a Clínica de Saúde Mental do HSJB, repassando mensalmente cerca de R$70 mil.

A Importância da Saúde Mental

A saúde mental é uma parte vital do bem-estar geral, e a falta de acesso a serviços adequados pode ter consequências graves para indivíduos e comunidades. A reabertura dos leitos de saúde mental no HSJB é, portanto, uma vitória importante, não apenas para a instituição, mas para toda a região.

O retorno desses serviços essenciais é um exemplo positivo de como a colaboração e a ação entre vários níveis de governo podem levar a resultados benéficos para a comunidade. A comunidade de Viçosa e arredores agora tem novamente acesso a uma assistência de excelência na área da saúde mental, que é fundamental para a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Comentários