Na tarde do dia 30 de junho de 2024, por volta das 14h, a Polícia Militar foi acionada via 190 para atender a uma ocorrência na localidade de Dom Viçoso, Grama, zona rural de Ervália, onde uma pessoa foi encontrada morta ao lado de uma motocicleta. Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com o corpo de José Airton de Souza, 60 anos, caído ao solo, sem sinais vitais, com muito sangue no rosto, próximo a uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS vermelha.
Vários populares estavam presentes, mas ninguém soube informar detalhes sobre o ocorrido. Um parente da vítima, afirmou ser o primeiro a chegar ao local e se deparar com o corpo. Ele disse que não viu ninguém nas redondezas e que seu tio não tinha desavenças, sendo uma pessoa tranquila com plantações de café e muitas terras na região.
Outra testemunha, de 19 anos, amiga da vítima, foi até a casa de José Airton de Souza para buscá-lo para um evento de marcha de cavalos em Ervália. Ela ligou e mandou mensagens, mas não obteve resposta, então decidiu ir até a casa e encontrou o corpo.
Não há sistema de monitoramento por câmeras na residência. O perito que esteve no local constatou uma lesão proveniente de disparo de arma de fogo. O perito recolheu um aparelho celular pertencente à vítima uma munição deflagrada.
A Polícia Civil continua as investigações para elucidar o caso e identificar os responsáveis pelo homicídio.