Uma mulher de 40 anos compareceu na Polícia Militar de Ponte Nova, na última sexta-feira, 15/04, afirmando ter sido vítima de estelionato.
A vítima em relato aos policiais afirmou que recebeu uma ligação supostamente do Banco Itaú, dizendo que ela teria de fazer um desbloqueio de seu Itoken do aplicativo do banco e na mesma ligação teriam agendado um horário para ela comparecer ao caixa eletrônico de uma agência. Ainda segunda a mulher, depois da ligação ela recebeu uma mensagem dizendo que na hora do desbloqueio ela deveria entrar no WhatsApp e escrever a palavra ‘’MENU’’ e depois digitar o número ‘’5’’, referente a opção de ajuda no caixa eletrônico.
Quando chegou na agência a vítima recebeu uma ligação via WhatsApp informando todos os passos para o desbloqueio do Itoken de seu aplicativo. No mesmo dia, por volta das 17h a mulher teria recebido uma ligação do setor de segurança do Banco Itaú, para saber se ela tinha feito um pagamento de um boleto do DETRAN no valor de R$ 1.155,00 (mil cento e cinquenta e cinco reais), a vítima informou que não reconhecia tal pagamento, sendo informada de que seu Itoken seria bloqueado novamente.
Na noite do mesmo dia, a mulher recebeu um SMS do banco dizendo que ela havia entrado no cheque especial, a vítima entrou em sua conta e percebeu que seu saldo estava negativo. Ao olhar o extrato ela percebeu vários pagamentos não autorizados, sendo um licenciamento de IPVA no valor de R$ 4.149,84 (quatro mil cento e quarenta e nove reais e oitenta e quatro centavos), uma multa no valor de R$ 2.124,50 (dois mil cento e vinte e quatro reais e cinquenta centavos), uma outra multa no valor de R$ 1.155,07 (mil cento e cinquenta e cinco reais e sete centavos) e uma compra em um supermercado no valor de R$ 36,27 (trinta e seis reais e vinte sete centavos). Tanto as multas, quanto o IPVA são do estado de São Paulo.
A vítima foi orientada a procurar sua agência bancária para saber os procedimentos a serem feitos para que ela não sofra com esses prejuízos.