A Polícia Civil, através da 1 ª Delegacia Regional de Ponte Nova/20º Departamento de Polícia, comandada pelo delegado José Marcelo de Paula Loureiro e o Ministério Público, com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda e da Polícia Militar, deflagraram na manhã do dia 26 de fevereiro de 2019 uma operação para combater e reprimir crimes de fraude a licitação, peculato e cartel na comarca de Ponte Nova.
Investigações realizadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público identificaram elementos probatórios demonstrando fraudes a licitação e desvio de recursos públicos em licitações realizadas no município de Santa Cruz do Escalvado.
Com base nas provas apresentadas a Juíza da 1ª Vara Criminal de Ponte Nova decretou a prisão temporária do agente público responsável pela licitação no município de Santa Cruz do Escalvado, ordenou o cumprimento de mandado de busca e apreensão em 17 (dezessete) endereços de pessoas físicas e jurídicas e determinou a indisponibilidade de bens e recursos dos investigados.
Participam da operação 6 delegados de Polícia, 32 policiais civis, 16 policiais militares, 9 auditores da Secretaria de Estado de Fazenda e 2 promotores de Justiça. As investigações correm em segredo de justiça.