No dia 20 de julho de 2023, uma moradora do bairro Silvestre, em Viçosa, foi vítima de um golpe de estelionato virtual. A vítima relatou que recebeu uma ligação de uma pessoa se passando por funcionário de uma conhecida instituição financeira. O golpista alegou que havia sido realizada uma compra no estado do Ceará, no valor de R$4.929,00 em seu nome, compra essa que ela desconhecia.
O estelionatário, que já detinha alguns dados pessoais da vítima, solicitou confirmação de algumas informações, alegando necessidade para cancelar a suposta compra. A vítima, então, recebeu uma mensagem via WhatsApp com um suposto “Código de Reversão e Cancelamento” e uma chave Pix.
Ao tentar confirmar o cancelamento da compra, ela digitou sua senha e, sem perceber, autorizou um pagamento no valor de R$4.929,00 para a conta associada à chave Pix enviada pelo golpista.
Quando suspeitou do golpe, a vítima entrou em contato com o atendimento ao cliente da instituição financeira e foi informada de que estava sendo vítima de uma fraude. Rapidamente, cancelou sua conta para evitar maiores danos financeiros.
O caso foi registrado na polícia, e a instituição financeira está analisando o ocorrido e deve levar cerca de uma semana para a análise e mais quatro dias para a devolução de valores recuperados, caso haja saldo na conta receptora.