Programa, implantado em parceira com a empresa Inteligência Relacional, visa o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula, promovendo melhoria nas relações e dos índices de aprendizagem
Aprender sobre a compreensão das emoções, regular a intensidade do que está sentindo, automotivar-se e desenvolver técnicas de concentração em momentos de avaliações. Esses são alguns dos objetivos do programa de Educação Socioemocional, proposta educacional que está sendo implantada em 14 escolas da rede municipal de Viçosa, por meio de uma parceria com a empresa Inteligência Relacional. Ao total, mais de dois mil alunos, do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão contemplados com esse trabalho.
Para a aplicação prática em sala de aula, entre os dias 28 e 30 de março, cerca de 130 profissionais entre professores, coordenadores, gestores e técnicos de educação participaram de uma Formação Inicial com a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Amanda Soares. Nos encontros, ela apresentou os fundamentos, conceitos e recursos que permeiam o desenvolvimento do programa e, ainda, detalhou o cronograma de atividades previsto e apresentou o material pedagógico disponibilizado para todos os educadores e educandos da rede municipal.
A partir disso, com todos os professores formados para o desenvolvimento da Educação Socioemocional, os alunos irão vivenciar, em uma hora/aula semanal, atividades e conteúdos que visam o desenvolvimento da consciência, da autonomia e da regulação emocional, por meio da concentração, da tolerância, da autoestima, e da aprendizagem de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar. Tudo isso será realizado de forma sistematizada, assim como as disciplinas comuns, a exemplo de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
Todo o trabalho acontecerá com o apoio de um material pedagógico completo e exclusivo, composto por livros com recursos psicopedagógicos e também por meio de atividades práticas, entre elas, o Momento das Emoções, Grupo de Diálogo e Quietude e Atenção. Essa ação pedagógica tem como propósito ensinar os educandos recursos mais assertivos de relacionamento individual e coletivo, a fim de proporcionar um ambiente menos violento e mais harmônico, direcionado para a construção de uma Cultura de Paz na escola e na sociedade.
Na avaliação da consultora Amanda Soares, todos os educadores envolvidos no processo de Formação Inicial se mostraram bastante entusiasmados com a chegada do programa. “Foi possível perceber que eles estão de braços abertos para essa proposta educacional. Muitos destacaram que a Educação Socioemocional será um importante recurso de apoio para auxiliar na construção de um ambiente escolar mais tolerante, pacífico e cooperativo”, ressaltou.
Fonte: Inteligência Racional