Um filhote de Gato-do-Mato (Leopardus guttulus), foi resgatado por vigilantes e bombeiros da Universidade Federal de Viçosa, na tarde do último sábado (15).
O animal foi localizado, ferido próximo do departamento da Agronomia no Campus da instituição, sendo encaminhado ao departamento de veterinária onde passou por atendimento, e posteriormente será devolvido ao seu habitat natural.
O gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é uma espécie de felino que habita quase todo Brasil e pode ser encontrado em diversos biomas. Em média, pesa 2,5 kg e mede 50 cm (mais 30 cm com a cauda).
Além de estar ameaçada de extinção pela destruição de seu habitat, o gato-do-mato sofre também com abates de pessoas que pensam que essa é uma espécie perigosa, mas, apesar de exclusivamente carnívoro, o L. Tigrinus se alimenta de roedores, aves pequenas e lagartos.
Características
Essa espécie tem tamanho e peso semelhante ao de um gato doméstico, mas tem padrões na coloração da pelagem semelhantes aos de uma onça pintada. Como as demais espécies do gênero Leopardus, o gato-do-mato é exclusivamente carnívoro.
Solitários, os indivíduos têm atividade noturna e crepuscular. Após uma gestação de onze semanas têm de um a quatro filhotes e podem viver até onze anos e raramente ataca humanos.