Objetivo é dar visibilidade aos projetos exitosos desenvolvidos por essas instituições. As melhores práticas serão selecionadas e divulgadas em uma live
Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a iniciativas exitosas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) abriu edital para selecionar boas práticas desenvolvidas por escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As escolas interessadas devem procurar as respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e se inscrever por meio de formulário oferecido pelas regionais. A seleção será feita por meio do Edital Simplificado de Boas Práticas EMTI 2023. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (21/9).
O foco é trazer luz para as ações que tenham gerado impacto na comunidade escolar, potencializando a implementação e expansão do EMTI, bem como o desenvolvimento de estratégias que tenham assegurado o desenvolvimento integral do estudante, alinhado às Competências para o Século XXI, a Formação Acadêmica de Excelência e a Formação para a Vida. As inscrições se encerram no fim de outubro. Os resultados serão publicados em 21/11.
“A nossa rede precisa perceber quantas práticas exitosas estão acontecendo nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais. O objetivo desse edital é fortalecer o nosso modelo pedagógico nas escolas de EMTI e compartilhar as excelentes práticas desenvolvidas pelas escolas”, reforça a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral, Cláudia Lobo.
As boas práticas são divididas em três categorias:
- Protagonismo: quaisquer ações que foram desenvolvidas nas escolas EMTI pelos estudantes enquanto protagonistas ativos do processo;
- Gestão: quaisquer ações que foram desenvolvidas pela equipe gestora das escolas com o objetivo de promover o acompanhamento da correta aplicação do modelo e da gestão escolar em suas várias esferas;
- Pedagógico: quaisquer ações que foram desenvolvidas pela coordenação pedagógica ou pela equipe de professores, que tenham a finalidade de assegurar o desenvolvimento dos estudantes, alinhadas às Competências para o Século XXI, à Formação Acadêmica de Excelência e à Formação para a Vida, buscando a formação integral e considerando o seu projeto de vida como a centralidade de todas as intenções pedagógicas.
Após o término de inscrição das boas práticas, as SREs irão selecionar três iniciativas exitosas, que melhor se adequem aos objetivos do edital, e encaminhá-las para a Secretaria de Educação, que irá divulgar o resultado final. Dentre as escolhidas, a Coordenação do EMTI da SEE/MG também selecionará três Boas Práticas, uma de cada categoria, para ser apresentada por Jovens Protagonistas de Minas Gerais. Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse o edital.
Cronograma
Lançamento do edital – 21/9/2023
Inscrições – 21/9 a 11/10
Avaliação das Boas Práticas pela SRE – 11/10 a 25/10
Envio das 3 Boas Práticas Selecionadas para a Secretaria – 26/10/2023
Avaliação das Boas Práticas pela Secretaria – 26/10 a 9/11
Publicação do resultado – 21/11/2023
Agência Minas