Nesta semana começou a circular uma mensagem nas redes sociais com a informação de que o governo chinês está comprando a vacina desenvolvida pela empresa biofarmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19.
De acordo com a publicação, a China teria escolhido esse caminho no lugar de administrar os imunizantes próprios, a exemplo da CoronaVac. “China compra vacina da Suécia para vacinar os chineses e vacina produzida na China vende pra São Paulo? Tem algo errado aí”, diz a mensagem.
A informação é falsa e o post erra ao afirmar que o governo chinês preferiu usar a vacina AstraZeneca em seus habitantes, ao invés daquelas que estão sendo produzidas na própria China.
Um acordo feito no dia 6 de maio pelo laboratório privado chinês Shenzhen Kangtai prevê a produção de ao menos 100 milhões de doses experimentais da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.
Além disso, imunizantes desenvolvidos pela China estão sendo testados e aplicados também no próprio país, como o da Sinovac. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos quatro vacinas chinesas na fase três dos ensaios clínicos.
FONTE: msn