Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

COLABORAÇÃO: JORNAL FOLDA DA MATA

O prefeito Ângelo Chequer anunciou na manhã desta terça-feira (31/12) o secretariado e a estrutura administrativa que irão compor o novo governo de Viçosa. O anúncio marca a criação de novas secretarias e a integração de outras, reforçando o compromisso com uma gestão mais eficiente e organizada.

Nazildes Gonçalves de Almeida – Controladoria Geral do Município (CGM)
Bacharel em Direito, possui ampla experiência na comunicação, com atuação em veículos como Folha da Mata e Rádio Montanhesa, já ocupou cargos públicos, como Secretária de Fazenda e Superintendente de Gestão Pública e Governança.

Lucas Soares Sathler – Procuradoria Geral do Município (PGM)
Bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública, atuou como Procurador Geral do Município, Chefe da área de Saúde e Procurador Jurídico do CISAB.

João Inácio Cunha – Secretaria Municipal de Administração (SEMAD)
Bacharel em Direito, com especialização em licitações, possui experiência como procurador adjunto, gestor de contratos e especialista em licitações.

Sérgio Moreira Martins – Secretaria Municipal de Agropecuária (SEMAG)
Engenheiro agrônomo com especialização em meio ambiente, tem vasta experiência como extensionista rural e consultor ambiental em agroindústria.

Marise Alves Silva Pinto – Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS)
Advogada com especialização em gestão pública, atuou como articuladora política e assessora na Câmara dos Deputados.

Romeu Souza da Paixão – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSU)
Engenheiro civil com grande experiência. Na área pública, foi diretor do IPLAM, SAAE, diretor de gestão estratégica e saneamento.

Sérgio Vitarelli – Secretaria Municipal de Cultura, Eventos, Turismo e Juventude (SEMCULTJ)
Engenheiro agrícola e ambiental com pós-graduação em comunicação social, é premiado diretor audiovisual, atuou como presidente do Circuito Serras de Minas e membro da FECITUR (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais).

Ramon Fernandes – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação (SEMDEI)
Bacharel em Direito e empresário, tem ampla atuação na Associação Comercial de Viçosa, hoje Casa do Empresário, foi presidente da Associação de Produtores Rurais da Microrregião de Viçosa e Secretário Municipal.

Márcia Elizabeth – Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEME)
Formada em Geografia, Pedagogia e Biblioteconomia, com especialização em Neuropedagogia e mestranda em Educação. É professora da rede municipal há 33 anos.

Dionísio Márcio Irias de Souza – Secretaria Municipal de Gestão Financeira (SEMGF)
Gestor público com especialização em gestão municipal, é empresário e consultor administrativo, é atual Secretário de Fazenda.

Marcos Fialho – Secretaria Municipal de Governo (SEGOV)
Formado em gestão de agronegócio, com experiência no setor privado, assumiu a Secretaria de Agricultura entre 2013 e 2020, foi eleito vereador e exerceu entre 2021 e 2024, se reelegendo.

Humberto Candeias – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos (SEMABIO)
Engenheiro florestal com ampla experiência em gestão ambiental, já foi diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

José de Arruda Alves – Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial (SEPLAG)
Empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Viçosa, hoje Casa do Empresário, foi vice-prefeito entre 2021 e 2024.

Marcos Alexandre de Freitas Vieira – Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)
Farmacêutico com especialização em atenção farmacêutica e gestão pública, possui experiência como gestor da rede de farmácias municipais.

Mausarene das Graças Guedes Viana – SAAE
Administradora de empresas, é servidora efetiva do SAAE, e já atuou na gestão corporativa do SAAE, entre 2010 e 2020.

Os nomes escolhidos para o secretariado destacam-se pela experiência e pelo compromisso com a administração pública de Viçosa. A equipe conta com profissionais qualificados, muitos deles servidores de carreira, com ampla vivência na gestão municipal e histórico de atuação em áreas estratégicas.

Outro ponto de destaque é a diversidade presente na equipe, com uma expressiva participação feminina em cargos de liderança. Essa representatividade demonstra o compromisso com uma gestão inclusiva e plural, que valoriza diferentes perspectivas para construir políticas públicas mais completas e acessíveis a toda a população.

Novo governo assume com mudanças no organograma administrativo

O novo governo de Viçosa inicia seu mandato implementando uma série de mudanças no organograma da administração municipal, a partir de janeiro. As alterações pretendem modernizar os serviços públicos, para garantir mais eficiência e otimização nos serviços prestados à população.

Segundo o prefeito, as mudanças refletem o direcionamento do novo governo: mais eficiência, transparência e agilidade na administração pública. “Nosso foco é atender melhor a população, priorizando o que realmente importa e modernizando a gestão pública para que a cidade continue avançando”, afirma o prefeito Ângelo Chequer.

Entre as principais mudanças, está a fusão das secretarias de Fazenda e Finanças, criando a Secretaria de Gestão Financeira. Uma única pasta responsável pela gestão tributária, contábil e orçamentária do município. Essa reestruturação tem como objetivo melhorar o controle das contas públicas e simplificar os processos administrativos.

Outra novidade é a criação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que assume a responsabilidade por diversas áreas estratégicas da cidade. Uma das mudanças mais significativas foi o desmembramento da limpeza urbana do SAAE, que agora terá uma gestão específica, permitindo maior foco e eficiência na coleta de lixo e na manutenção da limpeza pública.

A nova Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial absorverá os serviços do GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente). A pasta vai agregar ainda os serviços de mobilidade urbana, trânsito e transporte de Viçosa. Com isso, os serviços serão mais integrados e com um corpo técnico maior, que atenda as necessidades da população.

Para fortalecer a gestão ambiental de Viçosa, foi criada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos. O foco da nova pasta é a preservação da biodiversidade, recuperação de recursos hídricos e promoção da sustentabilidade. Também terá a responsabilidade de fortalecer os cuidados com a causa animal. A nova pasta busca equilibrar desenvolvimento urbano e conservação ambiental, atendendo às demandas por ações mais efetivas na área.

Já o esporte, anteriormente gerido na Secretaria de Cultura, passa a ser gerenciado junto à Secretaria de Educação e Esportes. A integração busca promover uma maior articulação entre as atividades esportivas e educativas, aproveitando o esporte como ferramenta de inclusão social e formação de jovens.

“Essas alterações vão atender às demandas reais da população, com uma gestão mais integrada e focada em resultados”, finaliza o prefeito Ângelo

Comentários