Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Arte Enem dos concursos isenção de taxa. Arte: Agência Brasil

BRASIL – Candidatos interessados no Concurso Público Nacional Unificado têm até a próxima sexta-feira (26) para solicitar isenção da taxa de inscrição. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela página do concurso na internet. Aqueles que não solicitarem a isenção podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro. As taxas de inscrição são de R$ 60 para nível médio e de R$ 90 para nível superior.

A isenção da taxa de inscrição é disponível para candidatos que se enquadram em categorias específicas: inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e alunos que cursaram ou cursam ensino superior financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os candidatos inscritos no CadÚnico devem fornecer o Número de Identificação Social (NIS) e declarar-se membros de família de baixa renda durante a inscrição online. Doadores de medula óssea precisam enviar documentos comprobatórios, como carteira de doador ou declaração emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e beneficiários do Fies devem indicar a opção correspondente no momento da solicitação.

É importante ressaltar que o período de inscrição para isenção difere do prazo para os demais candidatos. O Ministério da Educação enfatiza a necessidade de atender aos critérios estabelecidos nos editais dos concursos e providenciar a documentação necessária.

Todos os documentos devem ser enviados em formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes. Documentos enviados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas não serão aceitos.

Comentários