Quando falamos de saúde da pele, principalmente facial, existe um produto que tem um papel fundamental: o hidratante. Hoje podemos encontrar hidratantes podem ser encontrados em várias formulações: gel, loções, líquido, e o mais comum dos formatos, em creme.
Hoje vamos te ajudar a descobrir qual é o melhor hidratante para a face.
Em primeiro lugar, qual a função de um hidratante?
Em um hidratante podemos encontrar diversas funções que vão além da principal, que é a reposição de água na pele e ajudar a não perder a água que já está ali, fazendo então uma barreira que sustenta a água na pele. Mas, falando das ações além, podemos encontrar os aliados que atuam na prevenção de linhas finas, como também na redução de manchas na pele.
Me tipo de pele
Você já descobriu qual o seu tipo de pele? Seca, oleosa, mista? Aqui vão algumas informações sobre:
Falando de pele seca, podemos observar que a necessidade é de um hidratante é muito grande. Isto porque, na pele seca encontramos uma produção diminuída das glândulas sebáceas, fazendo com que a pele possua uma aparência mais opaca, com marcas de expressão mais definidas, e até mesmo a sensação de ressecada.
Atenção, existe uma diferença entre uma pele seca e uma pele ressecada. A pele seca é um tipo já fixo que a pele se apresenta. Já a pele ressecada é uma condição temporal em que a pele pode se encontrar. Então, sendo uma condição, existe solução. É um problema que pode ser sarado.
Nas peles normais encontramos uma hidratação na medida correta. Mas, isso não significa que não exista a necessidade de não usar hidratantes.
Por fim, engana-se quem acha que por ter a pele oleosa não precisa de hidratação. Já aprendemos que a hidratação é a ação de repor e manter a água na pele. O que podemos observar na pele oleosa é uma atuação maior das glândulas sebáceas, produzindo mais sebo que o normal. Quando a pele oleosa não é hidratada, pode acontecer o que chamamos de efeito rebote, onde a pele pode entender que precisa produzir mais sebo, já que não tem hidratação.
As peles mistas, são aquelas em que encontramos produção maior de sebo em algumas partes do rosto, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), e nas outras áreas encontramos uma pele mais normal, sem a produção exagerada das glândulas sebáceas.
Como escolher o hidratante pro meu tipo de pele
Para as peles secas, a dica é escolher os cremes hidratantes que na sua formulação existam componentes como glicerina, manteiga, ou algum tipo de óleo, para trazer uma hidratação a mais.
Essa dica também pode ser seguida pelas pessoas de pele normal.
Já as peles oleosas, é necessário encontrar um hidratante que atue na diminuição da produção de sebo no rosto.
As peles mistas sofrem um pouco mais a achar um produto que ajude em ambas as partes que diferem na pele. O importante para uma pele mista é encontrar o equilíbrio, encontrando produtos que façam uma dupla-ação em seu rosto.