A pesquisa mostrou que 85% dos documentos emitidos estão em condição regular. Além dos 14% que estão suspensos, 1% do total está em condição de cancelado, 0,06% pendente de regularização e 0,0041% está nulo.
Quatorze por cento da população brasileira (29.789.923,66) está com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em condição de suspensão. É o que mostrou um levantamento realizado pela Unitfour, empresa fornecedora de dados para o mercado. O estudo levou em consideração uma base de 212.785.169 cadastros de Pessoas Físicas no Brasil.
O CPF é um registro mantido pela Receita Federal do Brasil no qual todas as pessoas podem se inscrever, uma única vez, independente de idade ou nacionalidade, gerando um número de identificação. Quanto a situação cadastral, existem até cinco tipos de status, sendo eles: regular; pendente de regularização; nula; suspensa; e cancelada.
A pesquisa mostrou que 85% dos documentos emitidos estão em condição regular. Além dos 14% que estão suspensos, 1% do total está em condição de cancelado, 0,06% pendente de regularização e 0,0041% está nulo. O Estudo ressalta, porém, que a situação cadastral e a condição fiscal não têm o mesmo significado. Ou seja, o tributário pode estar com registro regular mesmo se tiver débitos na Receita Federal.
De acordo com Gabriel Teixeira, sócio-diretor da UnitFour, apesar do bom cenário, em que a maioria dos documentos encontra-se regular e satisfatória, o panorama atual ainda necessita de reajustes: 1,06% dos números está cancelado ou pendente de regularização, ou seja, sem realizar a declaração obrigatória na Receita Federal.
No comparativo entre os gêneros, avaliando apenas o total de documentos suspensos, é possível constatar que a maioria é de homens (62%), com uma diferença de 24 pontos em relação às mulheres (38%). De acordo com a base de dados da companhia existem, atualmente, 212.785.169 cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) no Brasil.