O município de Canaã está se destacando, em Minas Gerais, com ações de combate ao novo Coronavírus, desde março, quando a pandemia da Covid-19 teve início. Canaã faz parte de um grupo de 73 cidades que não registraram nenhum caso da doença, conforme a SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).
As medidas implementadas pela Prefeitura, orientadas pelo Comitê de Crise, foram destaque nesta segunda-feira no Jornal Minas, da Rede Minas de televisão.
Desde o início da pandemia, em março, a Prefeitura Municipal de Canaã publicou um decreto, estabelecendo inicialmente o fechamento do comércio não essencial, e implantou barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas que cruzam as fronteiras do município.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa evitar a proliferação da doença e as pessoas que chegam ao município passam por monitoramento e ficam em quarentena por 14 dias.
Em maio o município aderiu ao programa Minas Consciente, do Governo de Minas, e está na onda branca (1ª fase), possibilitando a retomada de atividades de baixo risco, como comércios varejistas, autoescolas, lojas de móveis, papelarias e assessorias jurídicas e contábeis.
A Prefeitura de Canaã destaca que todas as ações de flexibilização são feitas seguindo os protocolos de biossegurança estabelecidos.
A prefeitura destaca que o investimento em ações de combate à doença é contínuo, tendo já realizado a sanitização das ruas e uma blitz de conscientização para alertar a população sobre as medidas que devem ser adotadas neste período.
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde irá iniciar os testes rápidos nos grupos formados por comerciantes e caminhoneiros que fazem entrega na cidade.
O Comitê de Crise de Canaã, criado no início da pandemia, conta com a participação de representantes do comércio local, membros da Secretaria Municipal de Saúde e funcionários de diferentes áreas da Prefeitura.
Participam ainda representantes da Câmara de Vereadores de Canaã e da Polícia Militar de Minas Gerais.