Na noite de terça-feira, 30 de janeiro, uma ocorrência mobilizou a Polícia Militar na zona rural de Barra Longa. Por volta das 23h, oficiais da 21ª Cia PM Ind foram acionados após um homem de 37 anos buscar atendimento médico, alegando ter sido vítima de uma tentativa de assalto em sua propriedade, onde teria sido ferido no pé esquerdo por um disparo de arma de fogo.
Buscas policiais foram iniciada com o objetivo de localizar os supostos assaltantes, tomou um rumo inesperado. Durante as diligências, a polícia conseguiu prender um homem de 63 anos por posse irregular de arma de fogo, além de apreender três espingardas e uma variedade de munições.
A reviravolta no caso ocorreu quando o homem inicialmente identificado como vítima confessou ter atirado acidentalmente em seu próprio pé e, temendo represálias legais, inventou a história do assalto. Ele também revelou ter descartado a arma utilizada no rio.
Além do homem de 63 anos, um terceiro indivíduo, de 74 anos, também foi preso. Os envolvidos foram conduzidos à delegacia em Ponte Nova para as providências legais.
Os materiais apreendidos incluíram uma espingarda Rossi calibre 28, uma espingarda Boito calibre 20, uma espingarda CBC calibre 16 e 73 munições de calibres diversos.