Um dia após o aumento anunciado pelo governo de Minas, insatisfeitos agentes de segurança pública das policiais civil, militar e penal, e bombeiros realizaram na quinta-feira 25/02, uma manifestação pacífica em Viçosa para reivindicar a recomposição salarial da categoria.
O ato foi realizado em todo o estado de Minas Gerais, em Viçosa foi de frente a delegacia regional, em apoio a classe que se manifestou em todo estado.
As forças de segurança de todo estado cobram o acordo feito com o governador Romeu Zema em 2019, para recomposição salarial. Ainda restam 24% para serem pagos.
Fontes ligadas ao movimento enviaram uma nota ao Portal Viçosa Urgente, expondo a situação que vivem os agentes de segurança.
Pedimos a população viçosense compreensão nesse momento de crise ao qual a segurança pública do Estado de Minas Gerais atravessa, compactuamos entre as corporações que compõem o sistema de defesa social que a população mineira merece sim a melhor segurança pública do Brasil, contudo a atual gestão não nos possibilita trabalhar com toda a eficiência e celeridade que o cidadão mineiro merece.
Sendo que a atual crise se instaurou devido a falta de compromisso da gestão Romeu Zema em cumprir com nós policiais e bombeiros o compromisso firmado em ata no ano de 2019, o qual se comprometeu a recompor as perdas inflacionárias a qual a classe vem sofrendo desde o ano de 2015.RESSALTAMOS A POPULAÇÃO VIÇOSENSE QUE NÃO ESTAMOS EM GREVE, estamos trabalhando dentro da estrita legalidade e em consonância com os recursos disponibilizados pelo Estado para a segurança pública, a qual por diversas vezes o agente utiliza de meios próprios para oferecer um atendimento mais célere a população dessa cidade que também é nossa casa, a população da cidade de Viçosa sempre pode contar conosco nos momentos mais difíceis, após um roubo, um acidente, um crime violento e para manter sob custódia aqueles que não sabem viver em sociedade.
Pedimos a compreensão e esperamos que essa crise não se estenda . Ressaltamos ainda que os atendimentos de urgência, emergência e recebimento de flagrantes continuam em sua normalidade mantendo nosso compromisso em servir a sociedade viçosense, entendemos que a atual crise trás transtornos a população ordeira e aos familiares da população carcerária, contudo pedimos plena compreensão da sociedade neste momento pois foi uma crise instaurada pelo descaso do atual governador para com os agentes de segurança pública civis e militares.
MOVIMENTO RECOMPOSIÇÃO JÁ VIÇOSA E REGIÃO