Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Prefeitura de Viçosa está intensificando os trabalhos de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue e, também, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.

Para isso, os agentes de endemias vêm visitando imóveis dos municípios, identificando e eliminando larvas e insetos, além de orientar os moradores de como se proceder para evitar a proliferação do inseto.

A chefe do departamento de Vigilância ambiental, Lilian Souza, informou que a equipe também atua em parceria com o Departamento de Fiscalização, setor responsável para supervisionar a fiscalização de lotes sujos e notificar os proprietários a mantê-los limpos, em boas condições sanitárias, cercados ou murados.

Denúncias de lotes sujos (matagal ou depósito de entulhos) ou de objetos que acumulem água parada como caixas d’água pneus, garrafas, plantas e outros, devem ser feitas na Ouvidoria da Saúde (telefone 3874 8388) para que providências sejam tomadas.

Como controlar

Alguns cuidados básicos por parte da população podem contribuir em muito para evitar a proliferação do mosquito, entre eles, promover limpeza de lotes, calhas, ralos, canaletas, bandejas de ar condicionado e geladeiras, pratos de vasos de plantas, caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água.

Outras medidas, guardar pneus em locais cobertos; guardar baldes e garrafas com a boca virada para baixo; esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos; guardar ou jogar no lixo os objetos que podem acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos, casca de ovos e outros.

Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.

Comentários