Iniciativa busca reestruturar o sistema de saúde e tornar Viçosa uma referência na saúde
Na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, a Prefeitura de Viçosa promoveu uma reunião com representantes da área da saúde do município para discutir o projeto “Viçosa Cidade Saúde”. O encontro, realizado na sede da OAB Viçosa, contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Lopes e do secretário municipal de Saúde, Marcos Vieira.
Também estiveram presentes Elis Regina Guimarães e André Waller, consultores da Health Consultores Associados; a Superintendente Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho; o Pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFV, David Henriques; o Diretor Presidente do Agros, Cláudio Furtado Soares; a Gerente de Saúde do Agros, Márcia Lelis Pônzio; o Diretor Presidente da Unimed, Renato de Paiva Del Giudice; o Presidente do Plahmuv, Julismar Marques Divino; o Superintendente do Plahmuv, Sérgio Pinheiro; Presidente do IMAS, Marcos Willian dos Santos Forneas, o Reitor da Univiçosa, Evaldo Zeferino Rodrigues; o Pró-reitor de Administração da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira; a Gestora do curso de Fisioterapia e Coordenadora Geral do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Sílvia Helena de Oliveira Morais; a Coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão em Saúde Pública Municipal, Luiza Veloso Dutra; o Gestor do Curso de Enfermagem, Leonardo Santana Rocha e o vereador e presidente da comissão de saúde, Sérgio Marota.
A reunião teve como objetivo apresentar e alinhar as diretrizes iniciais do projeto, que busca a reestruturação do sistema de saúde e a implementação de um modelo sustentável de governança. Entre as principais propostas, destacam-se a priorização do atendimento de urgências e emergências, a melhoria da infraestrutura e a qualificação da assistência à população. O projeto pretende transformar Viçosa em referência em saúde pública, promovendo melhorias na qualidade de vida dos moradores e consolidando a área da saúde como um motor econômico para o município.
Durante a reunião, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelo sistema de saúde local, como o envelhecimento populacional e o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, a fragmentação da infraestrutura e da assistência, a sobrecarga do sistema diante da crescente demanda e dos recursos limitados, além da necessidade de aprimoramento na qualidade do atendimento e na otimização dos serviços para reduzir desperdícios.
O vice-prefeito Sérgio Lopes destacou a importância da iniciativa para a cidade. “O Projeto Viçosa Cidade Saúde representa um grande passo para transformarmos a saúde do município, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado para nossa população. É fundamental a participação de todos os agentes presentes na reunião para viabilização do projeto”, afirmou.
Esse foi o primeiro passo para a construção do Viçosa Cidade Saúde, que ainda passará por novas etapas de planejamento e implementação.
Fonte: PMV