A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu, uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para avaliar a viabilidade da implantação de um Hospital Universitário (HU) em Viçosa. Os representantes da EBSERH chegaram à cidade na manhã desta segunda-feira (27) e, até quarta-feira (29), participarão de reuniões e visitas à Universidade, aos hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB), e às principais estruturas hospitalares públicas do município.
A demanda para a implantação do HU em Viçosa foi iniciada pela UFV em setembro de 2023, com um ofício entregue pelo reitor Demetrius David da Silva ao Ministro da Educação, Camilo Santana. O documento destacou a crise na saúde hospitalar que afeta gravemente a população de Viçosa e região, a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e os prejuízos educacionais decorrentes do fechamento de diversos programas de residência. Após articulações com diversos parlamentares, a EBSERH iniciou o estudo para a implantação do HU.
A visita dos representantes da EBSERH é uma das etapas deste estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico a ser encaminhado ao Ministro da Educação para deliberação. As informações foram apresentadas pelo coordenador de Gestão da Rede, Adriano Rodrigues de Souza, durante uma reunião no Salão Nobre da UFV. A equipe técnica é formada também pela assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, Viviane Reis Couto, e pela consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Marília Tristan Vicente.
Durante a reunião, o reitor Demetrius David da Silva destacou que a UFV nunca havia pleiteado um Hospital Universitário, mas que, devido ao cenário complexo, a administração entendeu a necessidade de levar essa demanda ao MEC. “Sabemos que a implementação do HU é a solução mais difícil de ser viabilizada, mas é a única que realmente resolve o problema da UFV, que necessita de um campo prático de ensino e pesquisa em saúde; e de assistência de qualidade para toda a população de Viçosa e região”, afirmou o reitor.
O pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, ressaltou que nos últimos dois anos a Universidade enfrentou situações muito complexas com os hospitais filantrópicos do município, incluindo a interrupção da parceria com o HSJB e o fechamento de programas de residência. Ele também destacou que a quantidade de leitos disponíveis em Viçosa é quase metade da quantidade ideal para atender ao número de estudantes de Medicina. Bruno acredita que a articulação entre ensino e pesquisa promovida pela Universidade pode transformar o serviço de saúde em Viçosa.
A reunião contou com a presença da vice-reitora Rejane Nascentes; do deputado federal Rodrigo de Castro; dos deputados estaduais Roberto Andrade e Coronel Henrique; do representante da deputada Ana Pimentel, Sávio José; do representante do deputado Reginaldo Lopes, Agnaldo Viana; do prefeito Raimundo Nonato Cardoso; do juiz federal Rafael Torres; do promotor de justiça Luiz Cláudio Fonseca; do prefeito de Canaã José Ivanir Miranda Duarte; da superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria; do secretário de Saúde de Viçosa, Raynério Fontes; da provedora do HSS, Maristela Gomes de Oliveira Neves; do presidente do conselho da FAV-HSJB, Julismar Marques; e de demais representantes do poder público, legislativo, da UFV e da sociedade civil.
UFV