O comando da 10°Cia independente da Polícia Militar de Viçosa, contou com apoio do delegado de plantão e da justiça criminal.
A Polícia Militar de Viçosa, desencadeou na tarde de ontem (16) uma operação de combate ao tráfico de drogas. A operação policial se deu após uma denúncia.
Informações anônimas levaram a polícia aos locais, onde uma quadrilha utilizava para cultivar, estocar e vender drogas.
De acordo com a polícia, os autores, que em sua maioria são oriundos do Sul de Minas, usavam cinco residências preparadas com uma estrutura para o cultivo de maconha em estufas montadas dentro das casas.
De posse de uma ordem de busca e apreensão, equipes da PM cumpriram cinco mandados nas casa usadas pela quadrilha. Em todas foram localizadas grandes quantidades de pés de maconha, porções prontas para venda, além de porções de Skank, dinheiro e quatros carros de luxo roubados com placas falsas.
Nove pessoas foram presas, dentre elas, o homem apontado pela polícia com chefe do bando, que foi localizado na casa da namorada na cidade Timóteo, cidade onde já havia sido preso pelo mesmo crime.
As residências alvos dos mandados de busca, ficam no bairros, Violeira, Zig-Zag, Belvedere e João Braz em Viçosa. Para não chamar a atenção de vizinhos, membros da quadrilha se passavam por estudantes universitários.
Em nota a Polícia Militar divulgou detalhes da operação:
Após intenso levantamento realizado pelo Pelotão Tático Móvel da 10ª Cia PM Ind, foram confirmadas as informações acerca de uma quadrilha especializada no cultivo e tráfico ilícito de drogas, incluindo Maconha tipo Skank e Haxixe.
Os integrantes utilizavam estruturas especializadas e com emprego de alta tecnologia para cultivar as plantas em ambiente fechado (Indoor) em residências urbanas e rurais. Além disso, esses integrantes utilizavam veículos clonados e/ou com apontamentos de furto/roubo para realizarem deslocamentos e transportes dos entorpecentes, que segundo informações eram distribuídos para vários Estados. Diante dos indícios de autoria e materialidade criminosas, o Comandante manteve reuniões com a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, que no mesmo sentido, entenderam a gravidade dos crimes cometidos, tendo expedido os competentes Mandados de Busca e Apreensão, os quais foram cumpridos imediatamente pelos Policiais Militares da 10ª Cia PM Ind, em operação coordenada pelo Sr. Ten Cel Ricardo Schafer, Comandante da Unidade.
No total foram seis locais abordados, onde foram apreendidos materiais ilícitos relacionados às práticas criminosas, totalizando 09 (nove) pessoas presas. Ressalta-se, que os locais eram equipados com um avançado sistema de irrigação, controle térmico e elétrico, isolamento, ventilação e de técnicas de cultivo, incluindo utilização de substratos, enraizantes e substâncias químicas específicas.
Além disso, foi constatado também, equipamentos de centrífuga para secagem de entorpecentes, balanças de precisão e materiais para embalagem à vácuo. Foi verificado um padrão de elaboração dos sistemas de cultivo, idêntico em todos os locais alvos da ação Policial Militar, incluindo um local em preparação para receber as mudas de maconha, as quais passavam por diferentes estágios de maturação, até serem colhidas e preparadas.
Os materiais apreendidos incluem: milhares de pés de maconha, grande quantidade de maconha tipo Skank, conhecida por super maconha com maior princípio ativo e embalada à vácuo, diversas porções de Haxixe, baldes de maconha em fase final de secagem, balanças de precisão, material para embalagem, aparelhos celulares e computadores, 03 veículos clonados (Toyota Corolla 2021, Honda HRV 2020, VW T-CROSS 2020) e 02 veículos apreendidos utilizado na prática criminosa, VW Saveiro Cross e VW HRV, além da grande quantidade de dinheiro, valor aproximado a R$59.000,00. Os autores e todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, bem como, os veículos removidos para o pátio credenciado