O golpe aconteceu na última segunda-feira, 3, quando um homem de 33 anos, morador de Canaã, recebeu mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa que se identificava como o atual prefeito da cidade, José Ivanir Miranda Duarte, e pedia para que a vítima pagasse alguns boletos para ele, pois ele havia trocado de telefone e não estava conseguindo acessar o aplicativo do banco para fazer os pagamento.
Na mensagem, originada do número (31) 99649-4669, aparecia a foto do prefeito como o interlocutor, o que ajudou a enganar a vítima, que autorizou sua funcionária a pagar quatro boletos no valor de R$ 8 mil, cada um, depositados em quatro contas de pessoas diferentes. Totalizando um prejuízo de R$ 32 mil.
Somente depois de pagar o último boleto é que a vítima desconfiou que poderia estar caindo em um golpe, o que foi ratificado quando ele decidiu entrar em contato com o verdadeiro prefeito de Canaã, pelo número que tinha em seu telefone.
Ele registrou Boletim de Ocorrência Policial para tentar reaver o dinheiro, mas dificilmente isso será possível.
A polícia orienta as pessoas a não efetuar transferências bancárias a interlocutores cujos números não estejam previamente registrados em seus contatos telefônicos, e aconselham a sempre manterem conversas por ligação, para ter certeza de que estão realmente falando com a pessoa certa, e não conversando virtualmente por mensagens com os golpistas.
O caso será investigado pela Polícia Civil de Viçosa