Um homem de aproximadamente 56 anos, morreu após ser picado por uma Jararacuçu cobra em Porto Firme.
O acidente com o animal peçonhento aconteceu na última terça-feira 28/09. Na localidade da Derrubada, zona rural daquele município.
A vítima estava trabalhando com uma roçadeira quando foi picado por uma cobra venenosa, ele buscou ajuda em uma casa próximo sendo levado ao hospital, onde não resistiu e faleceu na sexta-feira 02/10.
De acordo com testemunhas, um parente da vítima retornou ao local para recolher a roçadeiras, encontrando a cobra enrolada na máquina. O animal já estava estava morto.
O veneno da jararacuçu:
Assim como as outras espécies do gênero, o veneno da jararacuçu pode ser letal ao ser humano. O que mais preocupa sobre a peçonha dessa cobra é a quantidade que ela injeta ao dar o bote, cerca de 4 ml. Embora pareça pouco, lembre-se que esse veneno é suficiente para abater uma presa de 2,5 metros!
De forma geral, os sintomas incluem hemorragia (local ou em outras partes do corpo), edemas, bolhas e necrose. Além disso, o veneno da jararacuçu tem ação coagulante, que pode causar coagulação intravascular disseminada e baixa no número de plaquetas.
Por ser injetado em grande quantidade, a peçonha leva a pessoa a um quadro moderado a grave de envenenamento. Para evitar qualquer complicação, é necessário que a vítima procure ajuda médica para que seja administrado um soro antibotrópico. Esse soro é específico para serpentes do gênero Bothrops, por isso, tente descrever a cobra com todos os detalhes que se lembrar.
Embora muitos tentem matar a cobra para leva-la ao hospital, isso não é recomendado. O melhor é chamar os Bombeiros para que eles façam a captura e a devolvam ao seu habitat, caso ela esteja em área urbana.