O crime teria acontecido na tarde do último domingo (22) na rua Esau Romerio n°204, no centro de Barra Longa.
A Polícia Militar daquela fração, recebeu ligações informando que Elaine Martins Vieira de 52 anos, havia sido esfaqueada pelo marido, dentro de sua casa.
Com a chagada da PM, populares informaram que o autor Júlio Cesar Pimenta de 44 anos, natural de Viçosa, estaria dentro da casa armado com facas. Os policiais adentraram no imóvel e depararam com Elaine, caída na sala sem vida e com diversos ferimentos de facadas pelo corpo.
Júlio havia se enforcado com uma corda em um dos cômodos da casa. De acordo com a polícia, após matar a esposa esfaqueada o autor tentou tirar a própria vida, desferindo facadas sem seu corpo, como não conseguiu ele se enforcou.
O filho de Elaine de apenas 16 anos, informou para a PM, que estava em casa quando seu padrasto pediu para que ele fosse até uma venda comprar doces.
Ao retornar o adolescente encontrou o corpo da mãe, e pediu socorro aos vizinhos, que imediatamente acionaram a equipe da saúde do município e a PM.
Os policiais militares levantaram a informação que Júlio era muito ciumento, e o casal havia reatado o relacionamento à poucos dias.
A perícia da Polícia Civil constatou 44 perfurações no corpo de Elaine, a maioria na região do tórax.
No corpo de Júlio, foram constatadas 7 perfurações, 04 (quatro) na região do pescoço e 03 (três) no lado esquerdo do tórax. Os corpos foram liberados para a funerária responsável.
O adolescente foi amparado pelo conselho tutelar e uma psicóloga da prefeitura de Barra Longa, até a chegada dos familiares.