O deputado Roberto Andrade (AVANTE) será um dos integrantes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamentar foi indicado como membro efetivo pelo Bloco Luiz Humberto Carneiro, do qual faz parte. A Comissão tem sete membros efetivos e sete membros suplentes.
“É dever de todos nós deputados trabalhar com ética e transparência, longe do corporativismo que protege as más práticas da política. Sempre pautei minha conduta parlamentar de forma íntegra, atuando com respeito aos assuntos de interesse público e para mim é uma honra fazer parte desta comissão”, disse Roberto Andrade.
Segundo o artigo 4º da Resolução 5.207, de 2002, compete à Comissão de Ética auxiliar o presidente da Casa na manutenção do decoro, da ordem e da disciplina na Assembleia, instruir processo contra deputado e elaborar projeto de resolução que importe sanção ética que deva ser submetida ao Plenário, além de observar o cumprimento da proibição de porte de arma, entre outros aspectos.