Material de publicidade começou a ser veiculado na segunda-feira (15/4)
Começou a ser veiculada nesta segunda-feira (15/4), a campanha publicitária de vacinação contra a gripe, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Com a chamada: ‘Gripe é doença séria. Vacine-se’, a campanha conta com peças para televisão, rádio, jornal impresso, outdoor social, ônibus e metrô, cinema, Facebook e Instagram, além de material gráfico, como cartazes e flyers.
A vacinação contra a influenza foi iniciada em 10/4, em todo o país, e seguirá até 31/5, sendo 4 de maio a data marcada para ser o Dia de Mobilização Nacional.
Em 2019, o público que deve receber a vacina representa 6.018.977 mineiros. Esse número corresponde à meta, que é vacinar 90% da população. Em 2018, somente crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias recebiam a vacina contra a gripe durante a campanha. Por isso, a grande novidade neste ano é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).
Também fazem parte do público elegível para vacinação, adultos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da Saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Josianne Dias, em 2018, embora a cobertura vacinal atingida pela campanha contra a influenza tenha registrado 95,8%, número que supera a meta de 90%, essa mesma meta não foi alcançada pelo público alvo elegível de crianças e gestantes.
Por isso, em 2019, a estratégia do Ministério da Saúde será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população, são eles:
- De 10/4 a 19/4: vacinação contra influenza de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação;
- De 22/4 a 31/5: vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Agencia Minas