Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
As obras de retaludamento da encosta na Avenida Marechal Humberto Castelo Branco, iniciadas no último dia 13 de novembro, avançam em ritmo acelerado. Em oito dias de trabalho a prefeitura retirou 500 caminhões de terra do local. A operação acontece diariamente, inclusive aos finais de semana.
O trabalho envolve uma máquina retroescavadeira hidráulica e duas pás-carregadeiras, além de 8 caminhões simultaneamente. Enquanto uma máquina corta os taludes no topo do morro, outras duas retiram a terra da pista e a depositam nos caminhões. A operação mobiliza funcionários das pastas da Obras, Agropecuária, Trânsito, IPLAM e Defesa Civil.
Até a conclusão dos trabalhos a prefeitura estima retirar no total 3 mil caminhões de terra. O prazo para conclusão da retirada do montante aumentou de três para cinco semanas, devido às chuvas, que influencia no ritmo dos trabalhos. Até esta terça-feira (21) a obra estava 20% concluída.
Dois platôs do total de cinco já foram construídos. Após a finalização dos cortes, a prefeitura fará a recomposição da vegetação e a construção de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, com canaletas e escadas hidráulicas. Uma empresa especializada deve ser contratada para executar esses serviços.
O secretário de Obras, engenheiro civil Luiz Vinícius Rangel, acompanha diariamente a evolução da obra e faz coleta de amostras do solo para análise. Segundo ele, “a operação ocorre dentro do esperado, sem grandes surpresas”.
O trânsito continuará impedido para todos os veículos nos dois sentidos da avenida, no trecho entre a rodoviária e a entrada alternativa da UFV até o término da obra. A Rua dos Passos, caminho da principal rota alternativa para caminhões e ônibus acessarem o centro da cidade, teve os estacionamentos extintos em toda extensão, assim como nas ruas Geninho Lentini, José Antônio Rodrigues e
Tenente Kummel.
Comentários