Na reunião Ordinária da terça-feira (29), José de Castro (Zé do Pedal), ocupou a Tribuna Livre para falar sobre a primeira Semana viçosense da Pessoa com espectro autista, tema que é comemorado internacionalmente no dia 2 de abril.
O Autismo não é uma doença mental, é um distúrbio neurobiológico que compromete o desenvolvimento típico do indivíduo, afetando a cada criança de forma única. Os principais sintomas são: a dificuldade de interação, tendência ao isolamento e dificuldade na fala. Os primeiros traços do autismo podem ser identificados já no primeiro e segundo anos de vida, e é importante que o diagnóstico seja feito antes dos três anos de idade para minimizar os sintomas.
Segundo José de Castro: “muitos ainda não têm os conhecimentos necessários e não percebem a importância do assunto. Estamos aqui, mais uma vez, para tentar sensibilizar a sociedade sobre a realidade dos autistas e buscar ideias, propostas e atitudes, para assim, construir novos caminhos.”. A Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), também se pronunciou, apoiando a causa: “A Câmara Parabeniza os trabalhos e com certeza estaremos participando das ações também.”.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CÂMARA MUNICIPAL DE VIÇOSA