Na oportunidade, mais de 200 pessoas dentre usuários dos serviços de saúde, trabalhadores de saúde, alunos de diferentes cursos de graduação e pós graduação, professores e gestores municipais e regionais de saúde , reuniram-se com o objetivo de debater e propor soluções acerca das necessidades de saúde de Viçosa.
As Conferenciais Municipais de Saúde acontecem em todos os municípios do Brasil e constituem-se como dispositivos legais por meio dos quais é possível concretizar o caráter democrático e descentralizado da Gestão do SUS. Assim, os usuários podem e devem participar das tomadas de decisão no âmbito das políticas de saúde municipais por meio da participação social nesses espaços.
Em Viçosa, a X Conferência Municipal de Saúde foi precedida pela mobilização comunitária a partir da realização de Pré-Conferências Municipais de Saúde as quais acontecerem durante o mês de maio na Universidade Federal de Viçosa e nos bairros de Cachoerinha, Nova Viçosa, Santo Antônio, Barrinha e Bom Jesus.
O tema da X Conferência Municipal de Saúde de Viçosa foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” o qual seguiu o tema da Conferência Nacional de Saúde que acontecerá este ano, em Brasília, no mês de dezembro. A realização da X Conferência Municipal de Saúde de Viçosa representou um marco importante na consolidação da participação social dos usuários da gestão do SUS, bem como na integração entre ensino, serviço e gestão de saúde.
Durante o evento, foram eleitos 8 delegados para participar da Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada em Belo Horizonte no mês de setembro. Dos 8 delegados que representarão Viçosa em Belo Horizonte, 4 são usuários, 2 trabalhadores de saúde e 2 representantes da gestão municipal.
Para Pauliana Garcia, Chefe do Departamento de Atenção à Saúde Primária, a importância deste movimento se refere principalmente ao fortalecimento do SUS como sistema de saúde público, universal, de qualidade e direito de todo cidadão brasileiro. O evento foi organizado através de uma parceria entre o Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura de Viçosa e o Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.
fonte:Assessoria de imprensa PMV